O que é KVA no Nobreak?

DICAS DE NOBREAK PARA SEU PORTÃO ELETRÔNICO
Abril 12, 2019
Os Benefícios de usar o Nobreak em clínicas e hospitais
Abril 17, 2019

O que é KVA no Nobreak?

Se você está pensando em alugar um nobreak provavelmente deve ser deparado com uma questão:  O que é KVA? Quantos vou precisar?

Neste artigo veremos o que é KVA e como direcionar corretamente seu nobreak.

Quando falamos de potência de UPS, costumamos medi-los em KVA. Mas o que isso significa? Cada KVA ( Kilovoltampere) equivale a 10³ voltamperes, ou seja, 1 KVA é igual a 1000 VA (VA é a potência que surge da relação entre a tensão V=Volts e a corrente elétrica A=Ampéres).  Ta complicado? Vamos a um exemplo:

Qualquer equipamento elétrico possui em sua parte traseira ou no manual quanta energia consomem ( potência ) em Watts ou VA.

Se um servidor que consome por exemplo a potência máxima de 400Watts precisará de um nobreak de potência superior a 400Watts.

Observação: Por segurança devemos acrescentar uma margem de segurança de aproximadamente 30%, por exemplo, antes de qualquer coisa devemos conhecer a potência total consumida por todos os equipamentos que serão ligados ao nobreak e acrescentar 30%.

Mas, espere Watts e VA não são unidades similares.

Realmente não são, o valor da potência em Watts sempre será menor ou igual que o valor correspondente em VA. Isso se dá devido ao Fator de Potencia (FP).

O fator de potência é um numero entre 0 e 1 que representa a fração de corrente que provê energia disponível para a carga.

Nas lâmpadas incandescentes seu fator de potência é igual a 1 (um) e para servidores e computadores, o fator a ser usado deverá esta entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras, a potência em Watts para servidores e computadores  é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.

Por exemplo: Um Nobreak que indique sua potência em 3.000VA, com fator de potência de 0,7 terá a capacidade de fornecer 2.100Watts de potência real.

Autonomia numa eventual queda de energia 

Depois de definir a quantidade de equipamentos plugados ao nobreak e por sua vez, a potência do mesmo, determine qual o tempo ideal de autonomia para concluir os afazeres numa eventual queda de energia.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como alugar um nobreak? Um modo de ter certeza de estar alugando equipamento apropriado para suas necessidades, entre em contato conosco que teremos o prazer em te ajudar.