TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BANCO DE BATERIAS!

No-Break On Line Dupla Conversão, saiba mais!
Outubro 25, 2019
Nobreak para condomínio
Novembro 4, 2019

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BANCO DE BATERIAS!

Antes de falarmos sobre banco de baterias, vamos explicar brevemente a função das baterias. As baterias armazenam a energia elétrica sob a forma de energia química. E são constituídas de placas positivas e negativas, mergulhadas numa solução aquosa chamada eletrólito (baterias ventiladas) ou mergulhadas em um gel pastoso (baterias seladas).

Os bancos de baterias são fundamentais para o funcionamento do sistema de distribuição de energia elétrica. Estes são construídos com arranjo serial de baterias, adequados para situações emergenciais, pois podem entrar em operação quase imediatamente.

Qual a função do banco de baterias?

O banco de baterias armazena a energia reserva que será utilizada pelos Sistemas Nobreaks durante a falha da rede elétrica da concessionária. Na presença da rede elétrica da concessionária, os Nobreaks mantém as baterias recarregadas e prontas para serem utilizadas em caso de necessidade. A energia reserva armazenada é proporcional à capacidade das baterias. Quanto mais baterias utilizar, maior será a autonomia (tempo que o UPS mantêm os aparelhos ligados).

Tempo de autonomia com banco de baterias

A aplicação típica de autonomia é de quinze minutos, estendendo para trinta minutos e até horas. Normalmente a autonomia das baterias é calculada em função de alguns fatores como necessidade de autonomia, potência instalada e nível de carga e investimento. Quanto maior a autonomia requerida, maior será o banco de baterias e portanto, maior o investimento. Além disso quanto maior for a potência instalada, maior será o consumo de energia e portanto, maior o banco de baterias.

Os bancos de baterias são formados por agrupamentos de baterias conectadas em série e, se necessário, em paralelo, de forma a alcançar o valor de tensão VDC do sistema alimentado e a capacidade de energia requerida. Os agrupamentos de baterias são acondicionados em gabinetes metálicos, auto sustentáveis e adequadas conforme o modelo e quantidade.

Vantagens do banco de baterias

Em caso de interrupção da eletricidade, seja por defeito ou falhas, os bancos de baterias garantem o fornecimento da corrente contínua (CC), de forma ininterrupta e com grandes autonomias, para energização dos sistemas de proteção, controle, automação, telecomunicação e supervisão

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma cotação.

Siga nossa página no instagram: @msnobreak